I Coríntios: capítulo 1

Ontem foi dia de convesarmos sobre o primeiro capítulo da carta de I Coríntios, que provavelmente foi a segunda carta enviada à igreja de Corinto (veja I Coríntios 5:9).

Vamos então ressaltar alguns dos assuntos tratados no capítulo 1.

Apresentação e agradecimentos (v.1-9) : : Paulo enfatiza o fato de os coríntios serem santos (v.2), lembrando-os que devem agir como tais. Também deixa claro que tem orado bastante pela igreja de Corinto (v.4), sendo esta muito bem preparada para a obra da igreja (v.7).

Divisões na igreja (v.10-17) : : o apóstolo alerta sobre a discordância entre os membros da igreja (v.8), não no sentido de que todos devem ter a mesma opinião, mas que todos devem ter as mesmas posturas e intenções. Afirma que estão errados em formar partidarismo na igreja (v.12), declarando fidelidade a certos líderes, pois facções estavam sendo formadas dentro da igreja, deixando implícito que Jesus é o único líder digno de fidelidade (v.13). Paulo também se isenta do papel de co-responsável pela atitude daquela igreja ao dizer que apenas alguns dos coríntios foram batizados por ele (v.14-17).

Intelectualidade X Sabedoria (v.18-31) : : o autor escreve no final do primeiro capítulo sobre a diferença entre a vã intelectualidade dos gregos, que se julgavam os sábios de toda sociedade da época (v.18-20). Paulo também fala um pouco sobre a posição dos gregos quanto à ressurreição, pois os mesmos declaravam que a mesma era ilógica, muitas vezes desprezando a mensagem devido à questão da cruz e consequente ressurreição de Cristo (vide pregação de Paulo em Atenas em Atos 17:17-34). Por mais pensadores e filósofos que fossem, Paulo lhes assegura que ainda que busquem toda a sabedoria, nunca esta poderá ser comparada à divina (v.25), lembrando aos leitores da carta que quando Paulo chegou lá grande parte da igreja não desempenhava nenhum tipo de papel nobre na sociedade (v.26-31), excluindo a qualquer possibilidade de justificativa de prepotência por parte dos coríntios.



Até o próximo domingo! Ah, e não esqueçam de ler desde já o capítulo 2.

Postar um comentário

Contato





Contador acesso visitas


  • Bola Radio - Worship
  • Bola Radio - Extreme