I Coríntios: capítulo 3

A Igreja e sua Importância

Paulo, pioneiro e líder da Igreja de Corinto teve de revelar seu descontentamento. Os membros de Corinto estavam agindo como crianças e não como adultos.

A vaidade filosófica deles era o indício de sua infância espiritual, que produzia facções, sustentava deterioração da vida cristã (v. 17) e não resultava em nada de valor permanente (v. 12-15).

A Igreja de Cristo, recebeu d’Ele próprio, no seu sacrifício vicário na cruz, excelente grandeza. Não foi para a Igreja abrigar no seu seio grupos partidários e vidas incipientes como em Corinto. O Apóstolo nutria preocupação e desapontamento.

A igreja é uma família; a meta é a maturidade(v. 3:1-4) : : alguns cristãos em Corinto não se livraram da imponência da sabedoria humana.

Eles viviam como pessoas carnais e imaturas. O Apóstolo, contudo, continua a chamá-los de irmãos. A discussão teológica não desfez a comunhão familiar. São irmãos, ainda que carnais. Paulo tem que lembrar-lhes que são “apenas homens”. Talvez estivessem vendo-se como “deuses gregos”.

A igreja é um campo e uma construção; a meta é a fertilidade e a qualidade – os apóstolos e a sabedoria (v. 3:5-17) : : nem Apolo nem Paulo têm qualquer distinção, a não ser a sua devoção ao mesmo Mestre.

Paulo emprega uma figura agrícola no (v. 6), para ilustrar a relação dos apóstolos para com Deus. Os servos que servem os outros na causa do Evangelho nada produzem; é Deus quem produz o resultado (At. 2:47). A vida espiritual é dom de Deus, e não trabalho do homem. Deus quer honrar o trabalho dos homens. (v. 4:5 e Mc. 10:29-30).

Cristo é o fundamento, a base da criação da Igreja. Pessoas com diferentes capacidades podem edificar sobre o alicerce que Paulo lançou (v. 10-11).

O Apóstolo lembra, ainda que somos santuários de Deus (II Co. 6:16 e Ef. 2:21). Templos constituídos de corações humanos, em que o Espírito de Deus habita.

A imaturidade dos crentes de Corinto, não significa que eles não são templos de Deus, todavia Paulo adverte que as contendas intencionais serão julgadas severamente por Deus (v. 3:17).

Os apóstolos e a sabedoria (v. 3:18-23) : : na verdade Paulo não esqueceu os seus dois temas; facções e sabedoria (v. 1:20 e 2:16). “A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”. É loucura esforçar-se para salvar-se, pois é Deus quem salva. A vida cristã constitui-se em voltar as costas para a sabedoria egocêntrica, e aceitar a sabedoria centralizada em Deus, revelada na cruz de Cristo.

“Portanto ninguém se glorie nos homens”, pois ninguém é sábio, exceto com um dom de Deus (1:31, Gl. 6:14 e Fil 3:3).

Deus deu à sua Igreja, servos que sirvam ao seu povo.

Que a Igreja em Corinto e em todas as outras partes se levante em adoração a Deus, longe do altar do orgulho humano. Cristo é de Deus, de forma que todas as coisas pertencem aos santos (I Co. 15:28).

Postar um comentário

Contato





Contador acesso visitas


  • Bola Radio - Worship
  • Bola Radio - Extreme