Pelo orkut conhecereis a árvore

Na última reunião falamos um pouco sobre um exemplo prático do que temos dado durante o estudo de I Coríntios que temos dado aos domingos.

"Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração." (Lc. 6:43-45)

De acordo com o dicionário Aurélio, entende-se por “fruto” (no contexto botânico) o “órgão gerado pelos vegetais floríferos, e que conduz a semente. Resulta do desenvolvimento do ovário em seguida à fecundação” e (no contexto metafórico) por “resultado, conseqüência”. Paralelamente, uma jabuticabeira dá jabuticaba, não laranja. Com isso Jesus fazia uma ilustração de que pelo fruto da vida de uma pessoa, ou seja, pelo resultado que ela gera através da vida dela, pode-se conhecer muito sobre essa pessoa.

Pode-se saber se ela é boa ou má (contexto da palavra de Jesus).
Pode-se saber se ela é simpática ou antipática.
Pode-se saber se ela é extrovertida ou introvertida.
Pode-se saber se ela se relaciona bem com as pessoas ou não.
Pode-se saber se ela é otimista ou pessimista.
Pode-se saber se ela vive com/em Deus ou não.

Pensando nisso resolvi “passear” em alguns perfis do orkut para conhecer alguns dos alunos daqui da Escola Bíblica, o que me fez refletir bastante sobre três coisas: no que nós estamos fundamentados, no que está dentro de nós e no que mostramos aos outros.

A realidade virtual (possibilidade de interagir em um ambiente que não existe na realidade), aliada à internet, tem sido um subterfúgio (pretexto) para muita gente mostrar para o mundo as pessoas que elas gostariam de ser, mas não são. Isso ficou muito claro primeiramente no The Sims e posteriormente no mundo do Second Life. Por exemplo: muitos usuários criavam seu “avatar” com o corte de cabelo, a personalidade, o trabalho, a casa e os amigos que sonhavam ter, mas não têm. Essa frustração (amargura e sensibilidade por algo que aconteceu) faz com que algumas pessoas “revelem” no orkut o que de fato está em seus corações: suas motivações, suas intenções e seus pensamentos ocultos.

Esclarecendo: o problema não é o orkut, mas sim os maus usuários.

Muitos dos que conheço procuram mostrar uma pessoa totalmente diferente da que realmente é. Isso é assunto para outro dia. Vamos apenas refletir hoje sobre a pessoa que muitos têm demostrado ser na internet.

a) Sobre o primeiro ponto vamos falar de algo que já conversamos: em que está fundamentada a nossa vida? (I Co. 3:10-11)

Se nossa vida não possuir Jesus como único fundamento (como nossa base, nosso sustento, nossa firmeza moral, emocional, relacional, etc.) não temos como discernir, pelo Espírito (I Co. 2:15a), todas as coisas à nossa volta. Não sabemos diferenciar o que é bom ou ruim. Jesus tem que ser o limiar (divisor) dos meus pensamentos. É baseado nele que devemos fazer nossas escolhas.

b) O segundo ponto trata dos nossos princípios. O que tem sido construído sobre o fundamento de Cristo em nós? (I Co. 3:12-15)

Ao falar de edificação sobre o fundamento, que deve ser Cristo, estamos falando sobre o que está sendo construído em nós, principalmente o nosso caráter. Temos que estar convictos sobre nosso valor. Nós, que já conhecemos Jesus, devemos saber que nosso corpo é o nosso maior patrimônio; é o presente mais valioso que Deus nos deu (conversaremos sobre isso nos próximos capítulos de I Co.) e que deve ser cuidado com respeito e dedicação (isso inclui cuidar da saúde, da estética, etc.).

c) O último, na prática, é o menos importante dos três porque quando os dois primeiros estiverem sendo cumpridos não haverá necessidade de falar sobre este. Entretanto, qual tem sido o resultado/fruto da sua vida? O que esse resultado tem mostrado para todos à sua volta? (I Co. 3:17-17)

Quantas pessoas foram salvas através de você nos últimos 6 meses? Que exemplo você tem dado para elas (I Co. 4:16)?
De que tem servido sua vida? Qual parte do caráter de Cristo é claramente percebido em sua vida pelas pessoas que estão próximas de você?
Quando você posta uma foto com a legenda “gordinho(a)” com certeza está esperando que alguém diga “que isso! Você está lindo(a)!”, tentando sustentar uma auto-afirmação. Amigos, nós não precisamos disso.
Você não precisa postar uma foto numa balada pra provar pra ninguém que você é descolado. Você não precisa omitir seus “status de relacionamento” no perfil para que pessoas interessantes venham falar com você. Você não precisa postar uma foto sem camisa receber elogios. Você não precisa vir à Escola Bíblica para que seus pais pensem que você é um “crente fervoroso”. Você não precisa provar nada para ninguém, senão tentar provar para você mesmo que você é autêntico (isso é outro assunto que vamos falar num outro momento).
Se o resultado da sua vida for vida (um fruto de uma árvore gera outro fruto), você está no caminho certo. Do contrário, reveja seus conceitos.

Conclusão: usamos o orkut como exemplo sobre exposição da nossa vida em relação à Deus, em relação a nós mesmos e em relação aos outros. Cada assunto desses deve ser tratado especificamente, um por dia, mas não é o nosso escopo aqui. Revisamos uma parte do que temos aprendido sobre nós mesmos nesses primeiros quatro capítulos da primeira carta de Paulo aos Coríntios.

Postar um comentário

Contato





Contador acesso visitas


  • Bola Radio - Worship
  • Bola Radio - Extreme